Existem pelo menos 6 tipos de sidra. Assim como o vinho, ela tem suas variações e cada uma delas proporciona uma experiência de consumo diferente.
A sidra é uma bebida fermentada de maçã, refrescante e de baixo teor alcoólico. Ainda que seja uma das mais antigas do mundo, é pouco consumida no Brasil.
A informação escassa sobre o assunto e a oferta de produtos de baixa qualidade colaboram para um cenário que apresenta sinais de mudança para melhor.
Na Europa e também em países como Canadá e Nova Zelândia o consumo de sidra de qualidade cresce de forma considerável, uma tendência que já pode ser sentida aqui no Brasil.
Veja 6 tipos de sidra para experimentar
1 . Sidra Natural
A sidra natural é doce, tem teor alcoólico máximo de 6% e exige todo um ritual de derramamento para o resultado perfeito.
A cidra natural autêntica das Astúrias tem coloração amarelo palha e é feita apenas com maçãs nativas de 3 variedades, que proporcionam corpo, acidez e doçura.
O processo de fermentação é feito em barris de madeira e a temperatura ideal de consumo varia de 7º a 14ºC.
2 . Sidra Gaseificada
A sidra gaseificada é fermentada na garrafa a partir de uma bebida base feita de acordo com o procedimento tradicional.
Ela é transparente e brilhante, tem um cheiro leve e agradável de maçã e sabor frutado e levemente ácido.
O ideal é que seja servida gelada, entre 7º e 10º C. A sidra gaseificada harmoniza com todos os tipos de comidas e sobremesas.
Há produtos em que a introdução de dióxido de carbono (gás) é feita de forma artificial.
3 . Sidra de Mesa (natural filtrada)
Também conhecida como sidra “de nova expressão”, esse é um tipo desenvolvido recentemente.
Com graduação alcoólica de até 8%, ela não requer o processo de derramamento, como no caso da sidra natural.
A bebida de coloração amarela dourada passa por um processo de filtragem, que elimina impurezas e sedimentos.
A sidra de mesa harmoniza bem com aperitivos, frutos do mar e peixes.
4 . Sidra de gelo
A sidra de gelo é resultado da fermentação alcoólica do suco das maçãs congeladas e prensadas ou do suco congelado por resfriamento natural.
Ela é feita artesanalmente e em pequenas quantidades, assim como os vinhos de gelo. A cidade de Quebec, no Canadá, é referência na produção mundial, iniciada nos anos 90.
A graduação alcoólica desse tipo de sidra começa em 7% e não passa de 13%. A sidra de gelo dispensa a adição de açúcar, essência ou corante.
Todo o processo, da prensa ao engarrafamento, deve ocorrer na propriedade do produtor.
5 . Sidra sem álcool
A sidra sem álcool é uma variedade que surgiu para alcançar todo tipo de público que aprecia a bebida.
Com leve acidez e doçura, harmoniza bem com peixes, frutos do mar, queijos e sobremesas.
6. Farmhouse Style
Tradicional tipo de Sidra, também chamado de real cider. Com graduação alcoólica de 5% a 12%, a bebida é feita a partir do suco fermentado de maçã.
O que achou dos tipos de sidra? Esse é um universo ainda tímido aqui no Brasil, mas que agrada paladares apaixonados e exigentes por todo o mundo. Conheça mais sobre a BFiver e surpreenda-se com a cider de excelência produzida na Serra Catarinense. Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe.