BFiver_apple-fruit-harvest-orchard

História e origem da sidra

Quando se trata da história e origem da sidra, há vários palpites. Ela é produzida de diferentes formas em diversos cantos do mundo, sendo a Europa a maior região produtora e consumidora da bebida.

A primeira versão que vamos apresentar data de 800 a.C., época em que os Celtas já tomavam uma bebida extraída da maçã.

Há quem diga que os gregos em 600 a.C consumiam um vinho de maçã, chamado de “sikera” em grego e “sicera” em latim. Há ainda quem dê os créditos à civilização egípcia (3000 a.C).  

A Inglaterra é um dos principais países produtores de sidra e consome muito também desde 1066, quando os normandos começaram a usar maçãs mais apropriadas para sua produção, além de modernos métodos de fabricação, mas é a Espanha – especificamente na região das Astúrias – o único país que tem um certificado de origem da sidra, reconhecido pela União Europeia (DOP).

Continue a leitura e saiba mais sobre o famoso ritual tradicional nessa região.

Sidra das Astúrias, na Espanha

Nas Astúrias existe todo um ritual – bem antigo – de despejo da sidra no copo antes do consumo.

Eles levam a garrafa a uma altura acima da cabeça e despejam a bebida no copo sem derrubar nada. A ideia é que o ar seja naturalmente injetado nesse caminho, trazendo mais bolhinhas à bebida.

Diz a tradição local que o consumo deve ser rápido, em um gole. O que sobrar deve ser jogado no chão como gesto de gratidão à terra, retornando a ela parte do que foi oferecido. 

Como a oxidação é rápida, sugere-se que a garrafa seja aberta e consumida na mesma refeição.

Existe uma série de variedades de sidra de excelente qualidade por lá, tanto natural como espumante. São 76 tipos diferentes de maçãs admitidas pela Denominação de Origem e cerca de 50 delas são encontradas na região.

Tradição da sidra pelo mundo

Europa

Nos últimos anos do Verão Europeu só deu a sidra. Além da região das Astúrias, França e Grã-Bretanha se destacam como produtoras.

Na França, é possível encontrar também uma sidra mais doce, feita a partir de maçãs e peras.

América do Norte

Influenciados pelos ingleses, os americanos também se renderam à sidra. O consumo da bebida fermentada de maçã por lá não para de crescer.

Como é uma ótima alternativa para refrescar, a sidra vem competindo com o setor de cervejas artesanais na terra do tio Sam.

O Canadá não fica atrás e vem se destacando na produção de sidras de gelo, um tipo de sidra feito a partir de maçãs congeladas desde os anos 90.

América Latina

Na América Latina, os espanhóis trouxeram a sidra no início do século XX. Os argentinos adotaram o hábito de consumi-la durante as festas de final de ano.

No Brasil, a sidra de qualidade é pouco conhecida e o consumo ainda é baixo. A BFiver chega para mudar esse cenário, provando que o Brasil pode produzir sidra artesanal refrescante, com sabor leve e surpreendente.

Além de todas as regiões citadas, vale colocar que a bebida fermentada de maçã é bastante popular também na Austrália e Nova Zelândia.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história e a origem da sidra? Aproveite para conhecer a BFiver, cider artesanal brasileira, com fermentação 100% natural.

Conheça mais sobre o nosso mundo

Para visitar o site da BFiver você deve ser maior de 18 anos.

Você tem mais de 18 anos?

Ao entrar neste site, você reconhece que aceita seus termos e condições de uso e leu nosso aviso de privacidade e cookies.

O excesso de álcool é perigoso para sua saúde. Beba com responsabilidade.