Cider, cidra ou sidra? Entenda a diferença

Cider, cidra ou sidra? Há quem pense que todas essas palavras tenham o mesmo significado, mas não é bem assim…

Afinal, quando se trata da bebida produzida a partir do suco de maçã fermentado, qual é o correto?

Essa é uma dúvida comum, mas ela vai acabar até o final deste artigo. Continue a leitura e descubra.  

Cider, cidra ou sidra: saiba o significado de cada uma dessas palavras

O que é cidra?

A cidra com a letra “c” é o fruto da cidreira (Citrus medica), uma planta da família das rutáceas, nativa da Índia, da família do limão.

O fruto também é conhecido como pomelo ou cimboa. A parte branca, que fica entre a polpa e a casca, é muito utilizada para confecção de geleias, doces cristalizados e compotas.

As folhas da cidreira também podem ser usadas para fazer um chá, que tem propriedades calmantes, mas essa primeira cidreira é diferente da erva-cidreira e do capim-cidreira, ambos bem conhecidos aqui no Brasil.

erva-cidreira (melissa officinalis), conhecida como melissa, é da família da menta e da hortelã. O capim-cidreira (cymbopogon citratus) – ou capim santo – é outra variedade de planta, muito usada na culinária asiática e também aqui no Brasil, para preparação de chás, entre outros.

O que é sidra?

Já a sidra com a letra “s” é a bebida alcoólica produzida a partir do suco fermentado da maçã.

Sucesso na Europa e em países como Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, a sidra é uma das bebidas mais antigas do mundo.

Por enquanto, a maioria dos brasileiros não conhece sidras de boa qualidade e, por isso, ainda há uma certa resistência por aqui. 

A boa notícia é que essa tendência mundial está, de alguma forma, encorajando o mercado de sidra nacional artesanal e de qualidade. 

O que é cider?

O termo “cider” é a tradução para o inglês de suco de maçã não filtrado. Já a fruta cidra, em inglês, é traduzida como citron

Nos Estados Unidos, a sidra – bebida alcoólica feita a partir do suco fermentado de maçã – como explicado logo acima, é chamada de hard cider. Ou seja, a palavra hard é usada para diferenciar o suco de maçã da bebida alcoólica.

Cider, cidra ou sidra? Agora você já sabe o que diferencia todos esses termos. A BFiver é uma hard cider brasileira artesanal e de alta qualidade, produzida na Serra Catarinense, onde a maça é cultivada a temperaturas inferiores a 7,2ºC.

Por meio do método “charmat”, conseguimos uma gaseificação natural, tornando a perlage sofisticada e a presença do álcool sútil ao paladar. O que achou dessa curiosidade? Se gostou, compartilhe nas redes sociais.

Comentário

Deixe um comentário

2 × 4 =

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Últimos posts

Cidra, Sidra ou Cider

Cider, cidra ou sidra? Entenda a diferença

Cider, cidra ou sidra? Não é tudo a mesma coisa. Se você não sabe a diferença entre elas, clique e confira na íntegra a diferença entre elas.

0 comments
história e origem da sidra

História e origem da sidra

A sidra é uma das bebidas mais antigas do mundo. Conheça a história e a origem da sidra, sucesso na Europa e Estados Unidos.

0 comments
tipos de sidra

Conheça os tipos de sidra e desvende uma das bebidas mais antigas do mundo

Sidra não é tudo igual. Conheça os tipos de sidra e surpreenda-se com a bebida que é sucesso absoluto no verão europeu.

0 comments

On the rocks: marcas apostam no consumo de bebidas com gelo

Fora do senso comum, marcas de champanhe, espumante e sidra apostam em novas bebidas com gelo e fazem sucesso. Conheça.

0 comments

Sidra é a bebida que mais cresce em vendas no mundo

Sucesso entre os jovens durante o verão Europeu, a sidra de qualidade está conquistando o Brasil e o mundo. Sucesso entre os jovens durante o verão Europeu, a sidra de qualidade está conquistando o Brasil e o mundo. Clique e saiba mais.

0 comments